Inserção Social
A inserção social do ProfEPT – IFB tem início ainda no exame de acesso, quando são adotadas ações afirmativas para o acesso de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD) em seu corpo discente. Estas ações afirmativas se dão por meio de reserva de vagas, em conformidade com a Lei 12.711/2012 e Lei 13.409/2017, e estão explícitas nos editais de seleção.
A maior parte dos discentes selecionados são professores ou técnicos da Educação Básica da própria Rede de Educação Profissional e Tecnológica ou professores da educação básica da rede pública ou privada de ensino do Distrito Federal e também de outros estados como Minas Gerais e Goiás. Estes professores e técnicos vem desenvolvendo aprendizados, discussões e reflexões que serão inseridos em seus ambientes de trabalho e convívio social. Além disso, cada produto educacional desenvolvido será aplicado na educação básica ou na formação docente para a atuação na EPT, atingindo um grande número de pessoas.
Os discentes e docentes do ProfEPT – IFB já tiveram a experiência de socializar os resultados de suas pesquisas em colóquios, simpósios e congressos locais, nacionais e internacionais.
Também têm sido desenvolvidos projetos de extensão como propostas de cursos de formação continuada de professores, que são executadas junto à comunidade.